Menu Lateral
 
Entre Rios de Minas, 23 de Abril de 2017 :: 102 visitantes online.

Ações visam aumento da captação de água em Entre Rios

Publicado em 03/10/2014 00:00:00


Um importante trabalho vem sendo realizado em nosso município, que prevê a recuperação da bacia hidrográfica que abastece a cidade de Entre Rios de Minas. Através de uma parceria entre a COPASA, a Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas e a EMATER há um ano vem sendo realizado ações que consistem em cercar as nascentes demarcando as bacias para captação de enxurrada, também conhecido como barraginhas, que se torna um reservatório de água. “Toda água que desce da enxurrada é perdida, ela ajuda a assorear o solo e os cursos d’água. Com essas pequenas barraginhas a gente aumenta o reservatório de água no solo, ajudando a alimentar o lençol freático e manter esse recurso no local”, conta Geraldo Sabino, coordenador regional da EMATER – MG de São João del Rei.

Até o momento foram realizados trabalhos em oito propriedades rurais do município. Entre as realizações estão o cerceamento de nascentes, construção de curva de nível e de barraginha, sempre no intuito de preservar as nascentes que alimentam nosso córrego e aumentar a longevidade da represa que capta água para abastecer a cidade. ”São várias estruturas feitas que ajudam a manter a água no solo e assim alimentam todo o sistema, todo trabalho é feito dentro de um sistema que se completa, não são ações isoladas”, comenta Geraldo. Este trabalho trará resultados a médio e longos prazos, como conta o técnico em meio ambiente da Copasa Vicente Rodrigues. “Pela nossa experiência demora cerca de 2 a 3 anos para constituir uma matinha em cima de uma nascente e captar a água, com essa técnica da barraginha a ação é quase imediata, acredito que o trabalho feito este ano já terá eficácia no próximo período de chuvas.

 

Este tema tem ganhado uma grande importância atualmente pelo longo período de seca vivido em toda região do Alto Paraopeba. “Estamos vivendo um ano muito atípico, uma seca durante um longo período e se as nascentes estivessem preservadas, não teria esse problema de abastecimento como está tendo a cidade de Entre Rios”, analisa Vicente. Geraldo também tem essa visão e atenta para a importância do assunto. “Com essa seca todo mundo está preocupado com a água, tudo está colaborando com isso, ações que visem minimizar os impactos do homem sobre o meio ambiente”, ele ainda cita como este trabalho vai impactar na vida do produtor rural. “A gente entende que a zona rural é uma área produtora de água, e com algumas intervenções simples buscamos resultados muito bons, aumentando a captação de água você consegue melhorar as condições do solo, da pastagem e de todo meio ambiente”

 

 

http://entreriosdeminas.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas
Endereço: Praça Coronel Joaquim Resende, nº 69 Cep: 35.490-000 - Cidade: Entre Rios de Minas / MG
Tel.: (31) 3751-1232 - Email: pmcomunicacao@entreriosdeminas.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: