Menu Lateral
 
Entre Rios de Minas, 23 de Abril de 2017 :: 76 visitantes online.

Oficinas do PMSB

Publicado em 03/11/2014 00:00:00


Entre os dias 14 e 16 de outubro aconteceram as primeiras oficinas do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A Oficina de Diagnóstico Participativo ocorreu em 5 setores diferentes do município e contou com a presença de 138 pessoas da comunidade. Este trabalho aconteceu paralelamente ao diagnóstico técnico, com o levantamento das percepções sociais sobre o setor de saneamento. O objetivo foi identificar e registrar os problemas específicos do município em relação ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas

As primeiras oficinas contaram com a opinião pública, zona rural e urbana do município, referente aos serviços de saneamento básico prestados. A população presente recebeu orientações sobre o que é o PMSB e depois foi dividida em grupos, para apontar os problemas sobre o saneamento básico da sua cidade. Após os debates, os resultados gerados pelos grupos foram fixados no painel expositor para democratização das informações ali apresentadas, por meio de uma plenária. No final da oficina, com a plenária e a consolidação ocorreu a eleição dos delegados que agora assumirão a representatividade da sociedade nas oficinas 2 e 3.

A população deve participar efetivamente do processo de elaboração e implementação do PMSB, pois o documento fundamentará os objetivos do município atendendo às necessidades das atuais e futuras gerações no que diz respeito aos serviços, à infraestrutura e às instalações operacionais de saneamento básico. As oficinas são espaços de participação social para a construção e legitimação do PMSB. Estas ações são de suma importância para o desenvolvimento do município, somente através desse plano o município pode pleitear recursos do governo para o projeto de saneamento básico.

 

Oficina 2

No próximo dia 17, as 13 horas, acontecerá no Centro Cultural Ministro “João Ribeiro” a segunda Oficina do PMSB, “Objetivos, Metas, Programas, Projetos e Ações”. Este evento ocorrerá para apoiar a elaboração da prospectiva estratégica compatível com as aspirações sociais do município e contará contará com a participação dos delegados eleitos e os integrantes do Comitê de Coordenação e Comitê Executivo.

A primeira parte desta oficina visa definir os objetivos e metas de imediato, curto, médio e longo prazo, para o PMSB dentro do horizonte de 20 anos. O cenário real consolidado na Oficina 1, servirá como referência para a definição do cenário futuro, mediante os objetivos e metas a serem atingidos. Com os objetivos e metas traçados para as 4 (quatro) vertentes do saneamento básico, inicia-se a segunda parte desta oficina. Em conjunto, são discutidos e traçados os programas, projetos e ações necessários. Após, estas ações serão hierarquizadas, a partir dos indicadores sociais, ambientais, de saúde e de acesso aos serviços de saneamento básico.  Estas definições visam assegurar a universalização dos serviços públicos de saneamento básico ao longo do horizonte de 20 anos do PMSB.

 

http://entreriosdeminas.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas
Endereço: Praça Coronel Joaquim Resende, nº 69 Cep: 35.490-000 - Cidade: Entre Rios de Minas / MG
Tel.: (31) 3751-1232 - Email: pmcomunicacao@entreriosdeminas.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: