Menu Lateral
 
Entre Rios de Minas, 23 de Abril de 2017 :: 36 visitantes online.

Primeira Brinquedoteca do município é inaugurada

Publicado em 27/11/2015 00:00:00


Brinquedos, jogos, livros, magia e diversão, é isso que promete a Brinquedoteca. Este programa inédito em Entre Rios foi inaugurado no dia 24 de novembro, juntamente com o projeto “Ler para crescer”, na sede da Secretaria de Assistência Social. No evento compareceram as crianças participantes da Oficina de Convivência ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acompanhados dos pais, assim como funcionários da secretaria, prefeita municipal e vice.

A brinquedoteca surgiu como um reforço as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa que ocorre desde 2013 em Entre Rios e busca fortalecer e refazer os vínculos familiares fragilizados ou rompidos através de oficinas semanais. Os brinquedos são educativos, com objetos que trabalhem alguma coisa relacionada a vida dos jovens ou algo relacionado à escola. “Tenho observado que é um trabalho levada sério pela coordenação do projeto. Nas minhas crianças tenho visto resultado pois aqui ocorre uma socialização, as crianças aprendem a interagir umas com as outras e ser criança de verdade”, comenta Welisson Pena, pai de duas crianças participantes das oficinas.

O programa atenderá alunos da APAE de Entre Rios de Minas e alunos de até 07 anos da rede municipal de ensino. “A prioridade porém é de quem está nas oficinas, as escolas e demais entidades devem marcar com antecedência. Serão permitidos grupos de no máximo 20 crianças e que poderão utilizar a brinquedoteca por no máximo 50 minutos” conta Roberta Alves, secretária municipal de assistência social. O programa oferece brinquedos educativos e lúdicos a fim de aguçar a criatividade e o interesse por atividades que desenvolvam diferentes habilidades nas crianças. Teresa Deconto, diretora da APAE há 21 anos, também fala sobre como vê esta iniciativa. “Aqui as crianças poderão juntar o lúdico ao acadêmico e assim melhorar seu comportamento. A acolhida é diferente de um ambiente escolar ou familiar, aqui eles poderão iniciar nas leituras, nos brinquedos e outras atividades que as vezes não tem oportunidade em outro lugar”, complementa. Todas as atividades desenvolvidas são acompanhadas por uma equipe responsável composta por uma psicopedadogaga, uma assistente social e por um psicólogo técnico de referência do programa.

Roberta vê a brinquedoteca como um marco na história da educação no município. “Por ser pioneira pode apresentar falhas, problemas, mas é uma conquista muito grande pois este projeto tem um foco diferente, um público muito específico que são as crianças, nosso futuro”. Através das atividades desenvolvidas no programa as crianças poderão expandir sua visão de mundo e desenvolver sua vida social. “Muitas vezes querem tratar o adolescente com problemas e através dessa iniciativa poderemos evitar que eles cheguem a apresentar problemas na adolescência como álcool, drogas em geral, dentre outros”, finaliza ela.

http://entreriosdeminas.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas
Endereço: Praça Coronel Joaquim Resende, nº 69 Cep: 35.490-000 - Cidade: Entre Rios de Minas / MG
Tel.: (31) 3751-1232 - Email: pmcomunicacao@entreriosdeminas.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: