Entre Rios de Minas, 12 de Dezembro de 2017 :: 16 visitantes online.

Festival Gastronômico

Publicado em 22/11/2017 11:01:45

Festival Gastronômico Receitas de Família

O Festival Gastronômico Receitas de Família de Entre Rios de Minas nasceu de um movimento da população de Entre Rios de Minas, quanto à sua culinária e cultura, valorizando os ingredientes produzidos no próprio município para o fazer culinário e oportuniza as expressões culturais locais.

O evento oportuniza um reflexo sócio-econômico-cultural importante para o município que completa 304 anos de história como sua vizinha, São João Del Rei. Cozinheiros e cozinheiras guardiões das Receitas antigas passadas de geração em geração trarão iguarias como: “Carne de Lata com Mandioca”, “Feijão Tropeiro Mineiro”, “Umbigo de Banana com Linguiça de porco”, “Nhoque de batatas ao molho Bolonhesa”, “Farofa da Crioula”, “Galinha Caipira”, “Frango Caipira ao Molho Pardo”, além de quitandas, doces e artesanatos.

Em sua 1ª edição, o Festival será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, próximo sábado e domingo, na Praça Senador Ribeiro, centro. As receitas disputarão os títulos de “Melhor Receita de Família”, “Melhor História de Receita de Família” e “Melhor decoração de Barraca”.

Atrações musicais de diversos estilos e artistas locais fazão parte do evento. Os grupos culturais misturam-se aos folclóricos, como a Folia de Reis e a Dança do Velame. Também se apresentam grupos de organização independente, a Banda de Música Nossa Sra. das Brotas, o grupo de teatro e bateria de carnaval. Em uma das apresentações, o público terá um encontro com as crianças cantoras do município, é o projeto pedagógico “Cordas Rurais” que ensina cantar e tocar violão as crianças das comunidades rurais.

No Centro Cultural "Ministro João Ribeiro" haverá oficina e Palestras sobre gastronomia. Dia 25 de novembro, sábado, às 17h, a palestra “Conhecimento e preparo básico de alimentos” do Chef Eraldo Pereira, e às 19h a palestra “Construção do comer pensante” da Chef Renata Machado. No domingo, dia 26 de novembro, domingo, às 10h, a “Oficina de Culinária para as Crianças” da Chef Juliana Bonomo. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas com antecedência no próprio Centro Cultural.

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer os produtos da cidade como os doces e as quitandas. O artesanato estará presente com as flores de palha, bordados, tapetes, dentre outros.

Serviço: 1º Festival Gastronômico Receitas de Família de Entre Rios de Minas:

Sábado, 25 de novembro: das 11h às 23h
Domingo, 26 de novembro: das 11h às 18h
Local: Praça Senador Ribeiro, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Brotas.

Mais informações no Centro Cultural Ministro João Ribeiro, Rua Suaçuí, 103, Centro, tel (31) 3751-2310.

Palestras sobre Gastronomia e Oficina de Culinária para Crianças – Inscrições gratuitas:
Sábado, 25 de novembro
– 17h, Palestra “Conhecimento e preparo básico de alimentos” do Chef Eraldo Pereira;
- 19h, Palestra “Construção do comer pensante” da Chef Renata Machado.

Domingo, 26 de novembro
– 10h, Oficina de Culinária para as Crianças da Chef Juliana Bonomo.

Local: Centro Cultural "Ministro João Ribeiro", Rua Suaçuí, 103, Centro. Tel.: (31) 3751-2310
Público Oficina: a partir de 5 anos. Inscrições gratuitas no local com vagas limitadas.

Coordenação do Evento e Comunicação: (31) 99751-7957/ 3751-2310.

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Adm.: 2017/2020.