Entre Rios de Minas, 23 de Abril de 2017 :: 62 visitantes online.

Entre Rios de Minas implanta o Serviço Hospitalar de Referência

Publicado em 22/09/2015 00:00:00

Na tarde do dia 09 de setembro, no Centro Cultural “Ministro João Ribeiro”, ocorreu uma reunião para a implantação do Serviço Hospitalar de Emergência em Entre Rios de Minas. O debate foi mediado por Ramon Resende, referência técnica em Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei, a qual o município pertence. Estiveram reunidos, representantes de diferentes setores da Saúde Pública do município como os secretários de saúde Roni Alves, e de assistência social, Roberta Ribeiro, os coordenadores das Unidades de Saúde, assim como os responsáveis pela administração do Hospital Cassiano Campolina dentre outras entidades ativas nesta área. Todos os envolvidos puderam tirar suas dúvidas sobre o funcionamento deste serviço em fase de implantação, para oferta-lo da melhor forma aos entrerrianos.

Conheça o Serviço Hospitalar de Referência

O Serviço Hospitalar de Referência já está funcionando em Entre Rios. Esta é uma das iniciativas que substituem os hospitais psiquiátricos. Visando ofertar suporte hospitalar para situações de urgências e emergências decorrentes do consumo ou abstinência de substâncias químicas como cocaína, crack, álcool, entre outras drogas. Os pacientes encaminhados por setores como CRAS, ESF, SAMU, entre outros órgãos, receberão avaliação clínica e psicológica, abordagem familiar, incluindo orientações sobre o tratamento, a alta hospitalar e a importância da continuidade do tratamento, além da articulação com os outros pontos da rede para construção do projeto terapêutico individual, visando garantir a continuidade do cuidado e corresponsabilidades pelos casos.

“Gostaria de agradecer a parceria do Hospital Cassiano Campolina, pois este leito funcionará dentro das suas dependências e foi graças a aceitação desta entidade que pudemos prosseguir com a conquista deste serviço. É mais um ponto de atenção na rede de atenção psicossocial, mais uma conquista da Prefeitura para o município”, afirma o secretário de saúde Ronivon Alves.