Menu Lateral
 
Entre Rios de Minas, 23 de Abril de 2017 :: 87 visitantes online.

História

Entre Rios de Minas tem origem no século XVII. Os primeiros moradores foram os portugueses Pedro Domingues e Bartolomeu Machado que, em 20 de dezembro de 1713 ganharam a carta de sesmaria concedida por Dom Brás Baltazar da Silveira para o local chamado “O Bromado, no caminho novo que vem da vila de São João del Rei para as Minas Gerais”. Eles construíram suas casas do lado direito do rio brumado. A casa de Pedro Domingues existiu na rua chamada dos Cruzeiros, até o ano de 1915 quando foi demolida. Já a residência de Bartolomeu Machado foi construída aonde hoje se encontra a Fazenda do Engenho, e foi ele que anos depois construiu a capela em homenagem a Nossa Senhora das Brotas. Aos arredores desta capela surgiu o povoado chamado inicialmente de “Bromado”, depois “Rio Acima”, “Brumado do campo” e “Brumado do Suaçuí” quando foi elevado a distrito de Conselheiro Lafaiete em 1832, e a município independente em 1875. Três anos depois foi modificado o nome da cidade para Entre Rios, por estar situada entre os rios Camapuã e Brumado. Em 1938 mudou-se a denominação da cidade para João Ribeiro e 1953 recebeu o nome atual de Entre Rios de Minas.

Apesar da idade como município, o primeiro batismo na capela de Nossa Senhora das Brotas filial até então da Matriz de Congonhas, está registrado pelo padre Semião Lopes Barbosa, com data de 18 de fevereiro de 1739. Em 1749, estava já constituída a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, na capela de Nossa Senhora das Brotas, pelo missionário frei Luís Maria de Fulgo. Entre as 32 paróquias criadas em Minas pelo decreto da Regência de 14 de julho de 1832, está a de Brumado, o que já indicava a existência de um povoado.

Atualmente, como parte de sua memória histórica, o município preserva algumas fazendas coloniais; as ruínas de uma antiga Casa de Pedra, datada de 1701, atribuída à bandeira de Fernão Dias e potenciais sítios arqueológicos, decorrentes das tribos dos índios Cataguá que habitavam a região.

 

FONTE: IBGE – Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, V. XXV.


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas
Endereço: Praça Coronel Joaquim Resende, nº 69 Cep: 35.490-000 - Cidade: Entre Rios de Minas / MG
Tel.: (31) 3751-1232 - Email: pmcomunicacao@entreriosdeminas.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: